quinta-feira, novembro 23, 2006

1997 Recriação de Radionovela dos anos 50 de Maria Muniz


Maria Muniz (hoje pouco citada nos meios especializados) foi uma grande roteirista e dramaturga de radionovelas e radioteatro. Pouco sabemos dela, salvo que teve consistente atuação nas décadas de 40 e 50 no rádio carioca. Na década de 40 Muniz integrou o cast da Rádio Ministério da Educação (Rádio MEC) e mais tarde até o final dos anos 50 teria talentosa atuação na Rádio Tupi do Rio de Janeiro (à época pertencente ao conglomerado dos Diários Associados do Dr. Assis Chateubriand).
Os textos de radioteatro de Maria eram datilografados em estêncil e em seguida mimeografados recebendo cada membro do "cast" da peça uma cópia (possuo algumas cópias desses materiais originais da escritora). Também o diretor, o contra-regra e o sonoplasta recebiam uma cópia cada, afim de identificarem que efeitos e trilhas musicais deveriam colocar em cada passagem conforme a trama se desenrolava.
Em 1997 reuni dois amigos meus.. o hoje Jornalista Fabrício Soveral e Simone Amarante dos Santos e com um equipamento extremamente primário em relação ao que atualmente teria a disposição em termos tecnológicos nos dias atuais, tentamos recriar uma dessas peças datada de meados dos anos 50. Trata-se da Comédia "O Comilão" com texto de Maria Muniz.
Como tudo foi feito na base de edições toscas em fita cassete, com alguns poucos efeitos extraídos de velhos LP´s, além de que o "cast de radioatores" nada tinha de profissional(rerere), pedimos desculpas pela simplicidade dessa "obra". Mas não deixa de ser uma tentativa "brincalhona" de recriar o ambiente da obra original.
Uma coisa é certa.. dá pra dar umas gargalhadas ouvindo isso..

Bom proveito.. espero seus comentários! rs


O Comilão (1997)

Texto: Maria Muniz
Sonoplastia e C.Regra: Hugo Kochenborger da Rosa
Direção: Hugo Kochenborger da Rosa
Narrador: Hugo Kochenborger da Rosa
Cel. Basílio: Hugo Kochenborger da Rosa
Manduca: Fabrício Soveral
Tilde: Simone Amarante dos Santos
Sebastiana: Simone Amarante dos Santos

Repost 25.01.2009

Aqui!!

Nenhum comentário: