quarta-feira, fevereiro 28, 2007

1988 - No Mundo da Comunicação - Sérgio Roberto Dillemburg


Hoje estou trazendo diretamente do acervo de Outras Bossas, um maravilhoso material elaborado pelo Jornalista Sérgio Roberto Dillemburg, o qual tive a honra de ter como professor quando a partir de 1996 cursei a Faculdade de Radialismo - Rádio, TV e Video pela Universidade de Passo Fundo, no RS (UPF) Dillemburg, na oportunidade, lecionava na cadeira de História do Rádio e Televisão naquela prestimosa Universidade.
A única cópia afora a do próprio autor existente até a presente data, era a minha. Tal material foi transcrito em cassete pelo próprio Dillemburg e confiado aos meus cuidados.
Foi bastante complicado restaurar esse material, pois o sinal/ruído da gravação era péssimo, uma vez que na época o cassette original foi copiado com um aparelho doméstico.
Nascido em Porto Alegre em 6 de agosto de 1933, Sérgio Roberto Dillenburg é jornalista por formação, escritor, fez parte do corpo docente da Unisinos e da Feevale e foi um dos granes incentivadores para a construção do Museu da Imprensa Hipólito José da Costa, em Porto Alegre. Começou sua carreira no radiojarnalismo motivado por um desejo que carregava desde a sua infância, período que assistia aos programas de auditório, da rádio Gaúcha. Aos 11 anos, a família Dillenburg se mudou para Santa Cruz do Sul, interior do Estado, e lá, com o apoio do irmão marista Ernesto Devis, conhecido como irmão Fidêncio, teve aulas de redação, e de como se apresentar em público. Em 1951, o irmão Fidêncio resolveu criar um programa na emissora local, e Dillenburg foi dos convidados, juntamente com outro aluno para apresentar este programa na rádio local.
Em 1955, ainda em Santa Cruz do Sul, resolveu procurar um emprego fixo, onde trabalhou durante 13 anos. Paralelo às atividades bancárias, Dillenburg sempre procurava se aproximar do rádio. Na década de 60, passou no vestibular da UFRGS para jornalismo. Em 1963, junto com dois ou três colegas, um grupo da universidade, resolveu criar um programa, na rádio da universidade, chamado “Clube de Jornalismo”. Durante esse programa, Dillenburg e os amigos, editavam, apresentavam e faziam entrevistas cujas cópias guarda até hoje. A meta de Dillenburg sempre foi o rádio, mas sempre era afastado para o jornal. Assim, trabalhou na antiga revista do Globo e no jornal de Santa Cruz do Sul, chamado A Gazeta do Sul.

Fatos Curiosos

Após a formatura, resolveu fazer uma matéria, por conta, com o cônsul do Uruguai, época em que haviam acordos comerciais entre Brasil e Uruguai. Após a matéria pronta, levou na redação do Correio do Povo. Falou com secretário Antônio Carlos Ribeiro e apresentou a matéria dizendo que era estudante de jornalismo, e acreditava que o texto era interessante para ser publicado.
Praticamente toda a semana Dillenburg aparecia com uma nova matéria no Correio do Povo. Vendo a atitude do jovem, Ribeiro o encaminhou para falar com Breno Caldas, diretor do jornal, que após um tempo, o contratou como jornalista do Correio do Povo, onde trabalhou durante três anos. Nos anos 80, fazendo matérias culturais, observou que muitos dos documentos históricos do Estado e da imprensa, estavam sendo esquecidos e perdidos.
Anos mais tarde, foi lecionar na Unisinos e Feevale. Hoje, aposentado, Dilleburg tem um programa semanal na rádio Universidade que se chama “reencontro com a universidade”. De toda a experiência em rádio, o jornalista continua com a mesma humildade do início da carreira, e acredita que as novas tecnologias vêm a favor da comunicação e da informação.
Entre os Vários livros publicados descacam-se: Os Anos Dourados do Rádio em Porto Alegre e Correio do Povo Histórias e Memórias.

Material para DOWNLOAD;

"No Mundo da Comunicação" (Série de 10 programetes)

Programa Nº 01 - Roquette Pinto
Programa Nº 02 - Landell de Moura
Programa Nº 03 - Repórter Esso
Programa Nº 04 - Ernani Behs Pt 1
Programa Nº 05 - Ernani Behs Pt 2
Programa Nº 06 - As Cantoras do Rádio
Programa Nº 07 - Balança Mas Não Cai
Programa Nº 08 - Noel Rosa
Programa Nº 09 - Manoel Braga Gastal Pt 1
Programa Nº 10 - Manoel Braga Gastal Pt 2

http://www.filesend.net/download.php?f=910049844b7ea6a437016ac5a4a218e0

6 comentários:

Fábio Cavalcante disse...

Oi. Os links deste post não estão ativados!

Huguinhu K.. disse...

Amigo:
Copie o link inteiro (as duas linhas) e cole na sua barra de endereços do navegador e clique em "ir" em seguida!

Fábio Cavalcante disse...

ok amigo. valeu a dica!

Anônimo disse...

Camarada, tenho um primo que tem alguns; Balança Mais Não Cai, Alarico Malasorte, A Turma da Maré Mansa, O Cavaleiro da Noite, O Grande Teatro, Histórias do Tio Janjão... Caso interesse, tentarei conseguir que ele deixe fazer cópias deles. Meu e-mail é: delcoelho@click21.com. br. - tchauuu...fui...

Anônimo disse...

Blog simplesmente fantástico. Difícil encontrar adjetivos adequados para definir a importância de um trabalho desse nível.
Infelizmente, não consegui baixar os arquivos deste post seja copiando e colando o link no navegador, seja clicando diretamente sobre ele. Na verdade, em todas as tentativas que fiz de baixar posts que estão abrigados no Filesend recebi a mensagem de "file not found".
Ainda assim, congratulações por esse trabalho de amor.

Toninho

klutz disse...

infelizmente os arquivos foram deletados...
estou procurando programas antigos de radio e não estou achando, aqui foi o lugar onde achei mais arquivos só que os links estão off line
mesmo assim obrigado ao autor do blog pela gentileza em disponibilizar o que tem