sexta-feira, fevereiro 23, 2007

PRK-30 - Lauro Borges e Castro Barbosa


Este foi, sem dúvida, o maior programa de rádio de todos os tempos no Brasil. Dois dos maiores humoristas brasileiros, Lauro Borges e Castro Barbosa estavam a frente desse programa de humor, que estreou na rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1944.
PRK-30 era o prefixo de uma suposta rádio pirata, onde dois speakers, Megatério Nababo D`alicerce (Castro Barbosa) e Otelo Trigueiro (Lauro Borges), apresentavam notícias de impagáveis correspondentes internacionais, cantores internacionais, calouros, todos protagonizados pelos dois humoristas.
O programa PRK-30 teve sua origem no programa PRK-20 da Rádio Clube do Rio de Janeiro, com os mesmos apresentadores. Lauro Borges recebeu um convite irrecusável para se mudar para a rádio Mayrink Veiga e lá, criou a PRK-30, segundo ele, com 10 megahertz a mais de potência que a anterior. Castro barbosa só iria para a Rádio Mayrink Veiga em 16 de abril de 1945, na 25º edição do programa, porque estava preso ao contrato com a Rádio Clube. Enquanto Castro barbosa permanecia na Rádio Clube, o ator Pinto Filho assumia seu posto com o personagem Chouriço de Moraes.
Antes mesmo da PRK-20, Lauro Borges já tinha feito fama em dois outros programas de humor. Eram eles, A Buzina e Cenas Escolares (mais tarde, batizado de Piadas do Manduca, devido a problemas com a censura).

1. PRK-30 Parte I
2. PRK-30 Parte II

* Fonte do texto site Mofolândia
**Créditos áudio restauração e pesquisa: Pedro Salenbauch e Oswaldo Vernet - TROPIX/UFRJ.

7 comentários:

Anônimo disse...

Gosta de comentário?
Pois então lá vai.
Eu acho uma sacanagem deletar todos os links só porque as pessoas não fazem comentários.
Eu tambem tenho um blog e fico satisfeito em ver no contador a quantidade de visitas, e o numero de pessoas online.Se eu quizer mais informações eu posso usar o "payless" que me dá a quantidade de downloads de cada link. Quem costuma fazer comentários são pessoas que fazem parte do orkut e portanto estão acostumadas a escrever.

Huguinhu K.. disse...

caro Paulo Marques..
Sinto informá-lo mas não deletei nenhum link sequer. A maior parte dos links simplesmente "caducaram" por FALTA DE INTERESSE dos visitantes que simplesmente os deixaram inativos por mais de 30 dias. De acordo com as normas do servidor filesend arquivos sem download por mais de 30 dias são excluidos.
Mas no seu caso meu querido, conforme atesta até mesmo meus agradecimentos, os links foram cedidos pelo projeto Tropix da UFRJ. Portanto procure junto aos responsáveis desse projeto quais foram os motivos que os levaram a remover esse conteúdo (na verdade pode nem ter sido removido, de repente eles estão em manutenção).
Finalmente.. é pela falta de reconhecimento que esse blog se encontra inativo por tempo indeterminado.

Anônimo disse...

Parabéns pelas Informações, criação e desenvolvimento do Site!!!!

Unknown disse...

Lauro Borges e Castro Barbosa, quantas saudades.Adorei.
Parabens pelo Blog e obrigado.

ERDBinder disse...

Agora estou com 74. Ouvia eles sempre, ainda eu não tinha tv. Poucos tinham em 1950. Não perdia os programas deles. Mais um comentário. só achei a biografia de Castro Barbosa. De Lauro Borges não achei nada. Vim a saber sobre a morte dele na Band, no programa "Memória"

ERDBinder disse...

Já fiz um comentário. Voltei atrás para acrescentar que não achei a biografia de Lauro Borges. Só de Castro Barbosa.

JOSÉ CARLOS disse...

Me divertia muito, ficava com o ouvido colado nesta programação. Este blog é excelente. Parabéns.