sexta-feira, março 02, 2007

1989 A Turma da Maré Mansa com Antônio Luiz. Repost em 04.02.2008

*Aroldo Barros curtindo o cenário do JN.


O Tema que estaremos abordando hoje, refere-se ao cômico "A Turma da Maré Mansa" que entre os anos 70 e 80 foi apresentado pelas Rádios Tupi e Globo do RJ. Antônio Luiz o apresentador desse programa Lider em audiência, infelizmente faleceu em 1996. Mas ficou para os fãs de seu trabalho seu estilo positivo e simpático de apresentar seus programas. Para falar sobre o assunto Outras Bossas convidou, outro grande nome do rádio e televisão cariocas, e que se confunde de certa forma com a história desses veículos. Trata-se de Aroldo Barros. Durante muito tempo foi ele o "sonotécnico" dos programas da Turma da Maré Mansa.

Quando vc iniciou suas atividades radiofônicas, de que modo vc foi "parar" no rádio? Ao longo de sua carreira vc trabalhou somente na Tupi ou passou por outras emissoras?
Sempre fui fissurado por ouvir Rádio AM, na época nem tinha FM. Estava desempregado e ouvindo Rádio como sempre gostei de fazer, quando ouvi um anuncio que dizia:
"PRECISA-SE DE OPERADOR, TRATAR NA RÁDIO TERESÓPOLIS". Sem sequer saber do que se tratava, fui até lá e depois de ficar olhando durante 19 dias, pude pela primeira vez mexer naqueles botões (que diga-se de passagem, nem eram muitos) e assim descobri que era aquilo que eu queria fazer. Isso em 1964. Trabalhei na RÁDIO TERESÓPOLIS, por dez anos quando, também por um acaso, Vim parar na RÁDIO TUPI AM do RJ. acompanhando um colega que veio fazer um teste de locutor e acabei conseguindo um estágio. Fui contratado e lá fiquei de 73 até 80 quando vim para a TV Globo trazido por um grande amigo que infelizmente já não está mais entre nós. PAULO RIBEIRO.
Trabalhando na RÁDIO TUPI, trabalhei paralelamente na RÁDIO NACIONAL/RJ, de 76 a 85. quando tive que sair por incompatibilidade de Horarios.
Na RÁDIO TUPI, fiquei quatro anos na madrugada, quando tive o prazer de ser o operador dos Programas:
"CARLINHOS DE AZEVEDO SHOW" e "COLLID DISCO"
Até passar a trabalhar durante o dia, quando fiz os progamas:
"ANTONIO DE ALMEIDA SHOW" "SHOW DO PAULO LOPES" e
"PROGRAMA DA CIDINHA" tendo feito também é claro:
"A TURMA DA MARÉ MANSA" com o Saudoso ANTONIO LUIZ.
Quando a Turma da Maré Mansa "entrou no ar" vc saberia precisar?
Infelizmente, não me lembro a data!!!
Da onde surgiu a idéia de implementar um programa de "esquetes" cômicos numa época pós-radionovela?
Não posso precisar pois fui escalado para fazer o programa como poderia ter sido um outro programa qualquer, Mais sei que todo o programa era elaborado pelo dono da IMPECÁVEL MARÉ MANSA, ele cuidava de tudo, fazia o roteiro, escalava o elenc, etc...
A emissora a princípio duvidou de que esse projeto seria sucesso
total ou simplesmente achou a idéia maravilhosa e deu "carta branca"?
Claro que eles acreditavam no projeto, tanto que botaram no ar, no que fizeram muito bem pois o programa era o maior campeão de audiência no horario.
A partir de que ano vc passou a trabalhar com o Antônio Luiz? Como era a personalidade dele como colega?
Também não sei exatamente quando comecei a trabalhar com ele pois sempre Faziamos uma coisa ou outra na rádio no dia-a-dia. Fizemos também um programa chamado SOM DA MADRUGADA de Sábado para Domingo onde só tocava Samba.
Ele tinha uma personalidade muito forte e era um excelente colega de trabalho, além de ser um grande amigo.
Em que época e de que modo foram gravados os quadros? Era na própria Tupi ou em um estúdio independente?
A época, não posso precisar, mas os quadros eram gravados em um estúdio independente e eu recebia as fitas de rolo para montar o programa de acordo com o script e a narração do ANTONIO LUIZ. essa montagem era feita nos estúdios da RÁDIO TUPI. Depois, na medida em que ele ia dando a "deixa" eu ia soltando os quadros no ar.
O programa não tinha uma produção muito "cara" por contar com
dezenas de artistas de alto gabarito e fama?
Não sei informar o custo mais sei que o criador do programa tinha uma cancha muito grande com os comediantes o que certamente facilitava muito as negociações.
O que foi feito do rico acervo humorístico do programa? Alguma
instituição ou alguma das emissoras pelas quais o programa passou o conserva?

Sinceramente, não sei. Acho que não pois as Rádios tiveram a coragem de acabar com as suas discotecas que dirá um programa desses...
Vc chegou a conhecer os "astros" do programa pessoalmente?
Na época, não, infelizmente. Hoje conheço o grande TUTUCA, o DRUMMOND o ZÉ VASCONCELOS...
Vc não tinha receio de "errar" na hora de soltar os quadros no ar.. algum furo ou algo assim? Aliás vc se recorda de alguma (umas) gafes que tenham ocorrido tanto da sua parte quando da do Antônio Luiz?
Risco de errar, não existia pois o programa era gravado e montado previamente. Quanto a "Gafes" Durante o programa, tocavam duas músicas que eram anunciadas pelo ANTONIO LUIZ e colocadas por mim ao vivo (além de montar o programa, era eu que operava na hora em que ia para o ar). Ele anunciou a música e quando eu coloquei o PICK UP no vinil, não tinha agulha!! (rss) Ficou um tremendo mau estar.
Quais os esquetes que vc mais gostava?
BARROSO, O BURROSO, JACINTO e os quadros do saudoso ZÉ TRINDADE.
Lembro que o programa "sempre ia ao ar nas noites em que não havia futebol".. Vc sabia que tinha gente que "detestava" quando havia transmissão esportiva e o programa não ia ao ar rss?
Sei sim, inclusive esse seu amigo aqui rsrsrs
Pq o programa foi transferido mais tarde para a Rádio Globo?
Não me lembro mais acho que foi questão de renovação de contrato.
Outra coisa.. como moro no Rio Grande do Sul tinha aquelas clássicas "quedas de onda" que muitas vezes atrapalhavam os quadros nas melhores partes.. hehehe.. Havia muita manifestação de ouvintes de "plagas" distantes? Aliás um parêntese.. Esses rádios de hoje em dia estão uma "porcaria" para captar rádios de locais distantes.. Bons tempos do Motorádio!! rss
Eu diria mais, "QUE SAUDADES DO TRASGLOBE com nove faixas de ondas, pegava até Urubu em vôo.. rsrsrs. Chegavam sim muitas cartas reclamando desse contratempo!!!
Afora o programa do Antônio Luis eu me impressionava muito com a vinheta "Sentinelas da Tupi" do jornalístico que ia ao ar de hora em hora. Não sei se a emissora ainda usa aquela mesma. Vc sabe desde quando aquela "trilha" de abertura vem sendo utilizada?
Quanto tempo eu não sei, mais sei que faz muitos anos e até hoje aos 55 minutos de cada hora temos o SENTINELAS DA TUPI!!! Uma curiosidade: naquela época a voz que anuciava:
SENTINELAS DA TUPI!!! era do nosso querido ANTONIO LUIZ.
Pra finalizar vc acha que no rádio atual caberia o retorno da Maré Mansa ou outro programa nesses moldes?
Claro que sim, A TURMA DA MARÉ MANSA deixou muitas saudades. Aliás a pouco tempo chegou se a cogitar a volta do programa mas acho que "melou".
Considerações finais (por favor qualquer coisa importante que eu tenha me olvidado de perguntar e que vc achar interessante, fique a vontade:
Pois é: Depois de trabalhar tanto tempo em Rádio, vim pra a Tv Globo em 1980
onde estou até hoje e se DEUS quiser no dia 02/06/07 farei 28 anos de casa.

Aqui!!!

*Aroldo Barros no momento está sonorizando a nova novela das 20:00 da Rede Globo "Paraiso Tropical"

** Rara gravação ainda sobrevivente da "Turma da Maré Mansa" (registrada por um fã na época) obtida por OUTRAS BOSSAS por intermédio de intercâmbio de programas radiofônicos firmado entre o moderador desse blog com o "Museu do Rádio" em São Luís - MA.

17 comentários:

Unknown disse...

Caro HUGO,
É com a maior alegria que vejo minha entrevista publicada no seu BLOG quew é o maior $UCE$$O.
Grande abs e muito obrigado pelo seu carinho e disponha sempre desse seu amigo virtual(ainda).

Huguinhu K.. disse...

Que é isso! Eu que agradeço tamanha gentileza em me conceder uma entrevista tão bacana!! Com certeza um dia ainda nos conheceremos pessoalmente!!

Anônimo disse...

Muito legal ler aqui sobre a Turma da Mare Mansa. Recentemente estava conversando com amigos sobre como era agradavel esse programa.
Obrigado!! :-)))

p.s.- Por favor, nao desanime com o blog. Está muito bom!

Um abraço

Chico Fonseca disse...

Hugo...

Você já me trouxe grandes emoções com a paixão de Cristo. Agora me arranca mais emoções ainda com a Turma da Maré Mansa... companhia obrigatória das minhas noites de ouvinte de Rádio aqui no interior. Que Deus o recompense por nos fazer reviver coisas tão gostosas da nossa vida.

Abraços

CHICO FONSECA

Chico Fonseca disse...

Hugo...

Primeiro você quase me mata do coração em ouvir César Ladeira na Vida de Cristo. Agora me traz lembranças ótimas com a Turma da Maré Mansa... companhia inseparável das minhas noites no interior de SP, através dos 1220 kHz da Globo/Rio. Ouvir o saudoso Antonio Luiz Vendramini foi verdadeiramente mais um presente que só você pode proporcionar. Que Deus continue te abençoando sempre.

Abraços...

CHICO FONSECA

Huguinhu K.. disse...

Olá Mauro: É verdade.. O programa poderia muito bem retornar. É um marco do rádio brsileiro!
Chico! Sua opinião realmente é muito valiosa. Concordo com tudo o que vc comentou e ao mesmo tempo só tenho a agradecer por vc ter me ajudado a enxergar um ponto luminoso dentre a bruma da escuridão. De coração, valeu!

Anônimo disse...

Eu ouvia o Programa aqui em São Paulo. Eu tinha uns 12 anos e dormia com um radinho embaixo do travesseiro (faço isso até hj) e ficava esperando o programa da Turma da Mare Mansa. A abertura do programa está até hj aqui na minha memória... Este programa era culpado por Eu ir dormir tarde da noite..hehehe. Graanndes lembranças !!

Continue sempre com esse blog !! Está excelente !

Unknown disse...

Falar do Programa "Maré Mansa" é relembrar o passado, passado este que lembro com muita saudade. Lembro-me quando jovem na cidade de Itaituba - Pará na década de 80. Passava horas ouvindo "Maré Mansa" sempre a noite depois do trabalho em um velho radio ligado a uma bateria de carro. Devo confessar que fico emocionado em relembrar esses bons momentos de descontração, pois nesta época não havia diversão em minha vida, apenas trabalho. Aos que ainda vivem. Que Deus os protejam. Aos que já foram. Deus os tenha. Grandioso abraço. Parabéns pelo espaço.

Amy Mizuno disse...

Pessoal, para aqueles que querem relembrar os bons tempos do programa na Orkut.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=42976296

Anônimo disse...

Eu morava na roça dormia com o radinho de pilha que meu pai me deu tinha 11 anos dormia ouvindo a impecavel maré mansa hoje tenho 43 anos meu Deus qunta saudade obrigado por voçes terem alegrado nossas vidas por tantos anos. um abraço.

Anônimo disse...

relembrar do programa da turma da mare mansa e como lembrar da nossa mae nos chamando pela manha para acordar no inverno...que saudades

andre miranda disse...

lembrei da minha adolescencia ouvia direto a turma da mare mansa, em londrina na radio globo por volta das 9 horas o humor dessa época era maravilhoso e ingenuo e vc ria naturalmete e nada forçado igual hoje

Hugo Timm Alves disse...

A pouco mais de quatro meses perdi meu amado pai. Foi ele que me apresentou a Turma da Maré Manda. A gravação feita em 1989 e que circula na internet fui eu quem fiz. Ainda guardo com extremo carinho a fita k7, velhinha e amarelada, mas que para mim é um grande tesouro. Muitas, muitas, muitas saudades do Antônio Luiz, para mim um herói do qual infelizmente não pude conhecer, nem pude ver seu rosto. O melhor programa do radio Brasileiro, que ficou na saudade...

O COZINHEIRO... disse...

Quando eu ia visitar a minha tia no Paraná a noite minha tia deixava o rádio ligado pra gente ouvir esse programa

fabiotwotwo disse...

Me arrependo muito de ter perdido alguns k7s com programas inteiros da Turma... tinha um com os Trapalhões inclusive. Como curtia isso!

Anezio Matias disse...

Tenhos saudades do programa e tristeza por tempos que não voltam mais.

Unknown disse...

Meu Deus. Um profissional desse quilate, dessa experiência repetir centenas de vezes que não se lembrava. O quê é? Foram entrevistar o médico alemão? Outra coisa bem básica: Barroso não era e nunca foi personagem, trata-se de Ary Barroso que,dentre outras profissões, compos Aquarela do Brasil, música geralmente cantada hoje pela torcida em estádios alemães sem que o narrador fizesse qualquer menção por ser também Burroso.