sábado, setembro 26, 2009

Base de dados..





Olá Galera!!
A maior parte das pesquisas de "ficha técnica" dos discos da era de 78 RPM que aparecem no Outras Bossas, é fruto de levantamento que realizamos junto aos arquivos da Fundação Joaquim Nabuco, que congrega a  Base de Dados de Discos Brasileira em 78 RPM.
Esse material da Fundação é fundamental para a identificação desses dados, pois como é de conhecimento geral, na época dessa "midia" fonográfica,  os discos não traziam em seus rótulos nem ao menos informações hoje consideradas básicas e corriqueiras, como por exemplo, o ano de gravação.  Tudo isso ficava apenas no inefável e burocrático cadastro das gravadoras (que muitas vezes perdiam esses registros por questões várias que iam do descuido a sinistros de incêndio, enchentes, etc..)... Com alguma sorte uma pequena parte desse material  acabou na mão de meia dúzia de felizardos que tinham cópias fragmentadas das poucas pesquisas sérias levantadas no setor.  A Fundação Joaquim Nabuco fez reunir e organizar todo esse material tornando-o público, e é essa a principal fonte de referência na datação e fichamento de nosso acervo particular que vamos postando por aqui..

Abraçãoooooooo....

2 comentários:

Tadeu Prado disse...

Amigo,
Me chamo Tadeu Prado e tenho uma web rádio (Sintonia Brasil)... Gostaria de entrar em contato contigo para juntos produzirmos um programa temático para a grade de programação da rádio. Acesse www.radiosintoniabr.com.br e, se possível me adicione ao messenger radiosintoniabrasil@hotmail.com

Huguinhu K.. disse...

Olá Tadeu.. Entrarei em contato..

Alexandre..
Fiquei realmente muito contente pelas suas palavras. Percebi muita sinceridade nelas e isso me fez um bem danado para o espírito!
Dei uma olhada no site do museu da Toyota e fiquei impressionado!
Quanto aos gramofones e demais artefatos sonoros da época primária da fonografia do Japão, considerei-os verdadeiras preciosidades.. realmente muito bonitos.. Impecáveis! Parabéns pelo seu bom gosto!!