sábado, fevereiro 21, 2009

José Ernani e a Antiga Programação da Planalto FM de Passo Fundo RS - 105,9 Mhz


*José Ernani - Fonte Méritos Editora

José Ernani de Almeida é mestre em História pela Universidade de Passo Fundo e bacharel em Direito.
É professor de Sociologia e História do Pensamento e das Instituições Jurídicas da FAPLAN (Faculdades Planalto) e de História na Escola de 2º Grau São José/Garra em Erechim.
Foi radialista, tendo exercido as funções de locutor, programador musical e redator nas Rádios Passo Fundo, Planalto AM e FM e Diário da Manhã FM. Professor estadual aposentado, trabalhou no CIM-João de Césaro e na 7ª CRE na assessoria de imprensa.
Abaixo disponiblizamos entrevista concedida por JE no dia 21.02.2009, onde esse emérito homem de rádio comenta um pouco de sua carreira, e especialmente a antiga programação da Rádio Planalto FM, 105,9. Para quem não conhece a história, até o princípio da década de 90 essa emissora - que hoje toca somente música regional gaúcha - era considerada no espectro radiofônico gaúcho, como uma das melhores programações em FM do estado. Infelizmente para os fãs essa qualidade e bom gosto impecáveis hoje ficaram somente na memória dos milhares de ouvintes órfãos daquela genial e esmerada programação, que ia do Jazz, passando pelo POP selecionado, músicas populares instrumentais, MPB, Música Erudita, etc.. Saudades...
Equipe da Rádio Planalto: O primeiro em pé a esquerda Catão fonseca, Guaraci Seben, Valter Mick, Pe. Paulo Farina, Pedro Martins Doro, José Ernani Almeida, Paulo Santos, Walter Filho, João Antônio Rachemback e Telmo. Gentileza da foto: Dione Fonseca/Orlando Fiore.


Aqui!!

Entrevista: José Ernani de Almeida
Produção e Apresentação Hugo K.
Midia Original - Gravação digital 24 bits
Data:21.02.2009

3 comentários:

Unknown disse...

Cara, tentei mas não consegui ver!
Ou sou mais burro que penso, ou tenho de baixar algum programa para tal?

Adam Westt

Tio disse...

Que legal amigo Huguinhu!Parabéns pela entrevista, eu como filho de Passo Fundo e por gostar de rádio sempre escutei naquele tempo e hoje os programas das rádios locais, lembro bem dos programas da rádio Planalto.abraço

Carlos Ferreira disse...

"Saudade - Palavra única....."

Estou escrevendo o livro "Saudade...":

- Se se você já contribuiu, enviando seu depoimento, sua saudade, eu agradeço.

- Se não, eu estou aguardando a sua valorosa contribuição.

Para descrever "Saudade" não há uma regra, norma ou padrão. Pode ser a "Saudade" de alguém, algum familiar ou amigo. Pode ser algo que existia e não existe mais ou foi modificado em sua cidade. Enfim, Saudade, é "Saudade" e cada um tem a sua!

Exemplos de saudades já recebidas e que irão para o livro:
Eu tenho saudades dos...
"Domingos na cidade de Pingo D'água, de manhã ajudávamos a podar o campo com trator e roçadeira, aquele cheiro da grama cortada ainda ficou até hoje, e é só passar perto de alguém podando um jardim e a lembrança vem na hora, e a tarde era hora de dar espetáculo com a camisa do Juping no campo que cuidamos com muito carinho."
Adilson Begatti- Cronista Esportivo e Metalúrgico
Coronel Fabriciano-MG

Eu tenho saudades do...
"Do tempo em que a praça da cidade tinha espaço para as crianças ...lago com peixinhos. Os "coquinhos" caiam pelo chão e as crianças se divertiam tentando abrí-los para comer. O espaço de areia era disputado e ninguém se importava em sujar os pés...não se ouvia os gritos das mães desesperadas e irritadas pelos filhos que insistiam em gastar dinheiro no "pula-pula". A diversão era interminável e gratuita."
Ana Karina Veiga - Jornalista - Professora e Estudante de Direito
Santos Dumont-MG

Eu tenho saudades do...
"Bonde em Campinas (SP), um veículo totalmente aberto, um convite pra gente sentir a brisa no rosto. E os cobradores, então! Dobravam o dinheiro de forma vertical e o colocada entre os dedos. Era o maior barato. Pena que em minha cidade eles pararam de circular em 1969, deixando muita saudade!"
Ariovaldo Izac - Cronista Esportivo
Campinas - SP

Eu tenho saudade dos...
"Bailes de carnaval nos clubes da cidade, na década de 1980, onde a diversão era muito mais sadia.Também tenho muita saudade quando eu apresentava bailes nos clubes de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Saudade da eterna rádio Mundial 860, onde sempre buscava os novos hits para tocar no meu programa radiofônico. Bons tempos..."
Carlos Augusto de Oliveira (Guto) - Radialista
Juiz de Fora-MG

Eu tenho saudade da...
"Velha 'maria fumaça', aquele trem de ferro que soltava fumaça e à noite enfeitava o céu com fagulhas, coisa muito linda. O apito da velha "12" também me dá uma grande saudade. Eu morava em Uruçuca, na Bahia e viajava para Itabuna naquele trem, que "morrendo" nas ladeiras, mas subindo cansado, ele chegava lá. Muito lindo!".
Odoaldo Vasconcelos Passos - Economista
(Belém-PA)

Eu tenho saudade de...
"Em Pirapora, minha terra natal, dos meios de transportes: o trem de Pirapora para Corinto, Montes Claros e Belo Horizonte bem como os vapores de Pirapora até Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco".
Paulo Roberto Caldeira Brant - Comentarista Esportivo
Poços de Caldas - MG

Eu tenho saudade das...
"Partidas de futebol que o Santos Futebol Clube, do bairro Floresta, realizava no campo da Fábrica de Tecidos São João Evangelista e que a família Carbogim era base do time, com Zé Alemão, Gabriel e Rafael, além de meu sobrinho Flávio, como mascote"
Miguel Carbogim - in memoriam


Att,
Carlos Alberto Fernandes Ferreira
carlosferreirajf@gmail.com
www.carlosferreirajf.blogspot.com
Juiz de Fora-MG

VEM AÍ...
O Portal MULTIMÍDIA...