terça-feira, dezembro 14, 2010

Entrevista com a Pianista Carolina Cardoso de Menezes

Carolina Cardoso de Menezes


Continuando a abrir nossos arquivos do programa "Radiobiografias 670", hoje vamos conferir um pouco do talento da famosa pianista CAROLINA CARDOSO DE MENEZES *27/05/1916  +31/12/1999.
Essa entrevista foi gravada quase que exatamente um ano antes do falecimento da artista, sendo o último grande depoimento que prestou para um órgão de imprensa..
 Carolina foi uma das instrumentistas que mais presente esteve no desenvolvimento do rádio e da indústria fonográfica brasileira, memória viva dessa época, acompanhou inúmeros cantores em programas radiofônicos e gravações em 78 rpm. Lançou também inúmeros discos solo, com composições de grandes artistas nacionais, além de suas próprias composições. Teve fundamental importância na transposição do choro para o piano. Intérprete por excelência de Ernesto Nazareth, interpretou também Zequinha de Abreu, Pixinguinha e outros autores brasileiros. Eclética, gravou gêneros estrangeiros também, chegando a compor foxes e até mesmo um "rock", do qual foi precursora no Brasil, no final de década de 1950. Começou a trabalhar nas emissoras de rádio do Rio de Janeiro em 1930.


Primeira Parte

Hugo K no estúdio da Rádio Gazeta AM 670 Khz na época da série Radiobiografias 670

André Lopes em imagem atual (na época responsável pela central de áudio do programa)

3 comentários:

Leonardo Fonseca disse...

Admiro muito seu trabalho Hugo mas gostaria de lhe pedir um imenso favor reative o link da entrevista da Carolina,PRK30 e da Rádio Nacional.
Também sou colecionador de programas de rádio antigos
Se puder mande seu e mail para conversarmos.
Temos também um amigo em comum Osmar Frazão
Um abraço

Huguinhu K.. disse...

Oi Leonardo!!

Na verdade o blog está em stand by. Faz bastante tempo que eu não posto nada nele, e, se retomado, entre continuar o blog apresentando materiais inéditos e perder centenas de horas restaurando os links antigos, eu darei preferência em apresentar materiais inéditos. É inviável ficar dedicando horas por dia para restaurar links que dentro de 30 dias expiram novamente. É como ficar tirando água do bote furado com caneca rss...
Vc encontrará interessante acervo (com materiais diferenciados) acerca do rádio no meu site www.outrasbossas.wix.com/museudoradio.

Abraçao
Hugo

Huguinhu K.. disse...

http://outrasbossas.wix.com/museudoradio