terça-feira, dezembro 14, 2010

Entrevista com a Pianista Carolina Cardoso de Menezes

Carolina Cardoso de Menezes


Continuando a abrir nossos arquivos do programa "Radiobiografias 670", hoje vamos conferir um pouco do talento da famosa pianista CAROLINA CARDOSO DE MENEZES *27/05/1916  +31/12/1999.
Essa entrevista foi gravada quase que exatamente um ano antes do falecimento da artista, sendo o último grande depoimento que prestou para um órgão de imprensa..
 Carolina foi uma das instrumentistas que mais presente esteve no desenvolvimento do rádio e da indústria fonográfica brasileira, memória viva dessa época, acompanhou inúmeros cantores em programas radiofônicos e gravações em 78 rpm. Lançou também inúmeros discos solo, com composições de grandes artistas nacionais, além de suas próprias composições. Teve fundamental importância na transposição do choro para o piano. Intérprete por excelência de Ernesto Nazareth, interpretou também Zequinha de Abreu, Pixinguinha e outros autores brasileiros. Eclética, gravou gêneros estrangeiros também, chegando a compor foxes e até mesmo um "rock", do qual foi precursora no Brasil, no final de década de 1950. Começou a trabalhar nas emissoras de rádio do Rio de Janeiro em 1930.


Primeira Parte

Hugo K no estúdio da Rádio Gazeta AM 670 Khz na época da série Radiobiografias 670

André Lopes em imagem atual (na época responsável pela central de áudio do programa)

Aqui!!

4 comentários:

Leonardo Fonseca disse...

Admiro muito seu trabalho Hugo mas gostaria de lhe pedir um imenso favor reative o link da entrevista da Carolina,PRK30 e da Rádio Nacional.
Também sou colecionador de programas de rádio antigos
Se puder mande seu e mail para conversarmos.
Temos também um amigo em comum Osmar Frazão
Um abraço

Leonardo Fonseca disse...

Hugo admiro seu trabalho de resgate do Rádio mas gostaria de lhe pedir que repostasse a entrevista da carolina,PRK 30 e Rádio Nacional.
Também sou colecionador de programas de rádio antigos se puder mande seu e mail ou outra forma de contato para podermos conversar.
Temos um amigo em comum Osmar Frazão da Rádio Nacional
Abraços

Huguinhu K.. disse...

Oi Leonardo!!

Na verdade o blog está em stand by. Faz bastante tempo que eu não posto nada nele, e, se retomado, entre continuar o blog apresentando materiais inéditos e perder centenas de horas restaurando os links antigos, eu darei preferência em apresentar materiais inéditos. É inviável ficar dedicando horas por dia para restaurar links que dentro de 30 dias expiram novamente. É como ficar tirando água do bote furado com caneca rss...
Vc encontrará interessante acervo (com materiais diferenciados) acerca do rádio no meu site www.outrasbossas.wix.com/museudoradio.

Abraçao
Hugo

Huguinhu K.. disse...

http://outrasbossas.wix.com/museudoradio